segunda-feira, 7 de maio de 2007

EL CHALTÉN - ARGENTINA

07/05 - segunda-feira

Hoje fui novamente ao Mirador Fitz Roy uma caminhada de 1h30, mas estou fazendo em 50min tudo subida, mas o sol se negou a aparecer totalmente, mas ele me deu de presente está foto ai encima, Deus é mesmo maravilhoso, fiquei por volta de 40min no mirador e retornei sem pressa e tirando algumas fotos e me deparei com um tipo de papagaio com a cara preta e que tem um canto lindo e tirei muitas fotos e retornei a cidade onde peguei a Rota 23 sentido ao Cânon, mas não cheguei até lá, pois estava muito cansado e retornei, na rota 23 você tem a melhor visão dos Cerros e dá para ter uma dimensão exata do tamanho, pois na trilha e nos miradores parecem ser menores e ai não tem a noção exata. Pena que fiquei sabendo disso no ultimo dia em El Chaltén, ahhhh no caminho encontrei a Emely voltando do mercado aparentemente estava bem ! e falou que iria ver cavalos para ir a Laguna Disierto que fica a 37km daqui, boa sorte a ela ! Almocei no Rancho Grande mesmo e me despedi do Leonardo que tinha acabado de chegar da Laguna Torres e fui para o ônibus , Cheguei a El Calafate por volta das 20h30 e no caminho vi uma das imagens mais impressionante da minha viagem um pôr-do-sol e a silhuetas das montanhas de El Chaltén inclusive do Fitz Roy incrível, fui direto para o Hostel 5 estrelas América Del Sur e lá encontrei no quarto 2 holandesas lindas e o finlandês novamente o Teddy e me mostrou as fotos feitas em El Chaltén no seu Laptop Mac G4(1ºmundo) e ligou no Hi-Fi do hostel e mostrou seu site e as fotos da sua viagem na América do Sul, fui dormir às 2h00 e tinha que acordar às 7h00 que às 8h00 pego o ônibus para Puerto Natales.

06/05 – domingo

Já tínhamos combinado de ir até o mirador Fitz Roy tentar ver o amanhecer, mas o sol não saiu de traz das nuvens e do mirador fomos conhecer as Lagunas Madre e Hija com muita neve no caminho e ainda bem que foi só mente descida e pegamos a trilha para Laguna Torre que fica aos pés do Cerro Torre que tem uma língua do Glaciar Grande uma pedra de gelo gigantesca e azulada, na Laguna boiava alguns pedaços gigantes de gelo de uns 10 metros cada e na beira do lago tinha alguns blocos de gelo aproveitamos e paramos cara comermos, tirar fotos e ficar observando aquela maravilha.
Retornamos por outro caminho a El Chaltén e chegando a cidade fomos conhecer a capela que foi feita em memória daqueles que morreram escalando as montanhas da região e a capela fica de frente para o Fitz Roy que tem 3.405m e retornamos ao Hostel, pois a Cecile e o Teddy iam pegar o ônibus para El Calafate que sai as 17h00 por P$ 55(melhor comprar a volta em El Calafate P$40), nos despedimos e sentei-se à mesa com o Leonardo e a Emely e conversamos em Portunhol onde ele dava risada e me corrigia, a Emely nos contava que tinha 19 anos (é um pecado deixar uma criança dessa andar sozinha pelo mundo) e morava em um povoado a 200km de Londres e que tinha vindo para América do Sul sem avisar aos Pais e foi direto para Venezuela onde ficou por três meses e aprendeu o Espanhol e depois alugou um apartamento em Buenos Aires e estava viajando pela Argentina e depois iria para o Brasil, mas não tem nem idéia onde fica os locais no Brasil, ela só fala do Rio de Janeiro e Amazônia e quer passar em Sampa, mas esta mais perdida que cego em tiroteio, a coitada vai é sofrer no Brasil, jantamos e conversamos bastante e quando terminamos saímos da mesa e logo ela se enturmou com 2 caras aqui da cidade não muito confiáveis, pois no jantar da noite passada um desses caras a olhava como se fosse avançar e falava besteira, mas é uma escolha dela. Quando fui para o quarto pegar alguma coisa um fato muito chato aconteceu, um individuo tinha pego minhas coisas da minha cama que ficava em baixo e jogou para cama de cima e colocou seus pertences na minha cama e ainda prendeu com um cabo de aço da mochila, fiquei puto e logo vi que era Israelense, eles tem fama em todos os albergues do mundo como bagunceiros e mau educados, eles servem o exercito por 2 anos tanto homem como mulher e depois tem um período de descanso e vem tudo para América do Sul e eles acham que ainda estão da guerrinha deles e não tem a mínima idéia que somos todos iguais e ainda tem Alguns que se acham melhores do que os outros. Falei com a moça do hostel e ela já sabia que eles iriam causar algum problema e então achei melhor trocar de quarto e lógico que não vou brigar com um individuo que acaba de sair da guerra e outro que não iam entender nada do que eu falasse, kkkk., foi uma troca ótima , pois no outro quarto havia um casal da Nova Zelândia super simpáticos onde trocamos emails e eles me falavam que iriam escalar alguma montanha e estavam escolhendo e os dois estavam com um laptop escolhendo algumas fotos para colocar no blog e que era uma escolha difícil , pois tinha mais de 2 mil fotos. Eu e o Leonardo fomos no mercado comprar 2 garrafas de cerveja e retornamos e a Emely estava saindo com os caras vai saber o que vai acontecer, rsrsrs. O Leonardo me contava que conheceu sua Esposa no Lago Titicaca em Copacabana na Bolívia e ficaram anos namorando por carta e se casaram depois de alguns anos, uma Linda historia de Amor! Tomamos as cervejas e fomos dormir. Quando o casal chegou fizeram o Maximo para não fazer barulho, mas eu estava acordado, imagina se eu estivesse com os Israelenses?


05/05 – sábado
Fui na cozinha preparar um café e encontro com uma Inglesa lindíssima que encontrei no Glaciar Perito Moreno no dia anterior, uma loirinha de olhos verdes de parar o transito, ou melhor, ela para uma cidade toda e por coincidência na noite passada ela foi jantar com a Cécile a minha amiga de quarto e já tinha combinado o passeio que começaria no El Pilar e desceríamos até Poincenot e passando pelo Mirador Piedra Blanca e bem na hora que íamos saindo encontrei o Leonardo é um carioca que ama a patagônia e que usa uma boa parte do seu tempo para ajudar os brazucas em suas viagens a patagônia, dando dicas dos melhores lugares e muitas informações no site dos mochileiros.com que de quebra nos deu algumas informações de onde íamos e algumas dicas. Então nos três pegamos um jipe por P$50 que dividimos até El Pilar e vimos as pontas do Fitz Roy iluminada pelo sol (que pena que não estava no mirador, mas estava lindo do mesmo jeito), e seguimos andando até Poincenot (acampamento) onde fomos procurar uma trilha para a Laguna Sucia, mas não encontramos por causa da neve e seguimos subindo até a Laguna de Los Três novamente, chegamos comemos um lanche e descemos e fomos para Laguna Capri um lugar maravilho e lindo onde paramos por uns 30 min e ficamos admirando a natureza e todos os sons da Pachamama, e no caminho para a cidade fomos em um salto de água que se chama Chorrillo Del Salto ficamos um pouco e retornamos a cidade onde a Cécile comprou uma boteja de vinho e fomos comer uma pasta no albergue por volta de P$ 20, na mesa estava Eu, Emely, Cecile e um Finlandês que conheci no hostel em El Calafate (Teddy que também é fotografo e andava com um mochilão enorme só com equipamentos fotográficos e notebook), é engraçado que nestes lugares mesmo que não falem todas as línguas as pessoas se entendem e fora as risadas e depois de uma boteja de vinho agente fala qualquer língua e lógico que depois de 31 Km de caminhada estávamos precisando.





04/05 - sexta-feira
Hoje fui com minha amiga de quarto a Cécile (Francesa e advogada) muito gente boa e o Patrick (Irlandês e fotografo) gente fina que conheci no hostel em El Calafate, fomos a Laguna de Los Três que fica nos pés do Cerro Fits Roy e onde os guarda-parques nos informaram do perigo do lugar por existir muita neve e muito gelo no caminho muito íngreme. Estava muito frio e no frio e no caminho começou a nevar , porque para mim que nunca tinha visto neve caindo do céu só no chão, estava sendo uma alegria imensa. As trilhas são muito boas mas nos 500m finais é uma subida muito íngreme e as pedras estavam escorregando muito por ter uma camada de gelo cobrindo-as e a neve não deixa você ver onde vai pisar é horrível afundar a perna em um buraco em meio a neve, mas chegamos vivos, pois se escorregássemos com certeza morreríamos. A Laguna estava totalmente congelada e o Cerro estava encoberto com nuvens mas estava muito bom, paramos em uma pedra e comemos e ficamos observando a grandiosidade da Mãe Natureza. Na volta que foi mais complicado pois estava com medo de cair e uma parte do caminho de neve me apoiei em um dos pés e desci escorregando em meio a neve parecia que estava em um trenó, mas fazer trekking na neve é três vezes mais difícil do que na terra ou na lama.
Nos despedimos do Patrick no Mirador e ficamos mais 30 min apreciando o Cerro. A Francesa me perguntou se São Paulo é perigoso e já é a quarta pessoa que me pergunta se o Brasil é perigoso e eu não sei o que respondo, e uma merda mesmo né ! você viver em um país sem segurança, as pessoas conhecem a Venezuela, Colômbia e tem medo de vir para o Brasil, voltamos ao hostel depois de 07h30 de caminhada e fiz uma pasta com salsicha e comemos, amanhã tem mais trekking........


03/05 - quinta-feira
Cheguei a El Chaltén às 12h30 e ônibus deixou na frente do hostel Rancho Grande P$25 um lugar bem legal e cobram por tudo, internet P$3 (15 min), não tem café da manhã. Na entrada da cidade o ônibus é obrigado a para na oficina de informações em que os guarda-parques alertam sobre os possíveis lugares de se chegar e fazem o detalhamento do mapa do parque em espanhol e inglês, muito bacana ! o Brasil poderia fazer o mesmo em seus parques nacionais. Como já estava tarde, pois o pôr-do-sol se Poe às 18h00 achei melhor ficar próximo da cidade e fui no Mirador Del Condor e no Mirador Laguna Torre, aqui em El Chaltén só tem funcionando um mercado, uma padaria, e o hostel, o restante só no próximo verão, ainda não é uma cidade fantasma porque tem muitas construções em andamento e acredito que sejam hotéis , pois no verão a cidade lota.


Nenhum comentário: