sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

La Paz - Cuzco

Hoje peguei o bus as 08h30, pq o bus estava atrasado como sempre aqui, só de olhar o bus pensei "To Fú" até chegar em Cuzco essa tranqueira vai parar, mas foi bem, paramos em Puno para o pessoal que ia para Arequipa descer e continuou logo em seguida, o bus foi com umas 12 pessoas e quando chegamos em Desaguadeiro foi um susto, uma cidade que faz fronteira Bolivia/Perú, um comercio loco e um monte de barracas pelas ruas, gente encima dos onibus para carregar o teto do bus com coisas, um transito loco, com seus pilotos com suas bicicletas de 3 rodas que leva gente , um tipo de Biketaxi ou pode ser Bicitaxi, sei que tava parecendo a India , uma loucura.

Paramos e descemos e fomos andando até a Imigracao onde carimbou a saida da Bolivia e fui para o outro lado da ponte entrada no Perú, eu estava com uma carta da escola falando que ficaria 6 meses, o cara olhou e foi perguntar para seu chefe ao lado, o chefe falou " De um visto de 3 meses que ele me Cuzco pede um ivsto de estudante", mas nao sei pq o cara colocou 180 dias, deve ter sido a mao de Deus naquela hora, e quando sai, fiquei esperando o onibus atravessar por muito tempo e aproveitei para tirar umas fotos da fronteira com minha camera pessoal pequena, nao é que veio um F.D.P ( Filho de Deus Perfeito) de um policial de fronteira peruano e pediu meus documento e me levou para uma sala da imigracao

e falou que tinha que ter autorizacao para tira fotos, e ai fiquei nervoso, peguntei em que pais estavamos e ele respondeu e eu falei que nao parecia, ai comecei a discutir apareceram outros policiais e quando foram por a mao na minha mochila onde tinha minha camera profissional eu tirei e falei que eu que vou abrir, abri dois bolsos e nao viram minha camera , olharam minha carteira e o policial flaou com vai viajar no peru somente com 50 soles, ai eu falei que nao precisava de dinheiro pois tinha cartao, bateram geral em mim, ai como estava discutindo um deles perguntou o que eu fazia, falei que era fotografo enao entendia o pq de me pararem pois sou turista e na rua cheia de ladrao, e que qualquer problema ligo para o consulado e o consulado resolveria, ai comecaram a mudar o assunto, comecaram a falar de futebol, do Ronaldo em Sao Paulo. É logico que queriam dinheiro, mas dependendo de mim vao passar o Ano Novo magro, aqui em Cuz fiquei sabendo que chegam a colocar droga na bolsa dos turistas para tirarem dinheiro delas, é como na maioria dos paises latinos americanos, inclusive nosso querido Brasil !


Fiquei esperando o onibus durante +- 1 hora, e quato isso fiquei vendo as pessoas trazerem sacos de Arros, farinha e outras coisas nas costas para o Perú, na Bolivia e muito barato e um guarda para controlar e logico que parava só para falar que estava trabalhando e algumas mulheres trabalhando carregando somente onde estava o guarda, acho que elas tinham esquema , pois o cara nao as parava, no tempo que eu fiquei uma delas passou umas 15 vezes.

O onibus chegou e partimos, viagem longa, consativa, pensei que nao chegava nunca, passou por Juliaca e muitas outras cidades, dormi e acordei umas 20 vezes , foi Punk mas chegamos as 22h30, a moca que vendeu falou 20h00. hahahaha

Cheguei com chuva, mas mesmo assim subi andando, nao vou arriscar pegar um taxi aqui, é perigoso e sao todos lokos, possei em um restaurante chines e fui para o dormitorio dormir.

Nenhum comentário: