quarta-feira, 5 de novembro de 2008

SALAR UYUNI - 1

No onibus para Uyuni encontrei o David um Ingles que estava no mesmo quarto em Potosi.

Chegamos por volta das 2h00 madrugada, uma viagem horrivel com um micro onibus e as estradas sem asfalto o onibus foi trepidando de Potosi a Uyunim nao dava nem para dar um cochilo.

Assim que descemos uma senhora nos abordou para oferecer hospedagem por B$20, otimo vamos lá, um quarto grande com 2 camas de casal. Dormimos até as 08h00, pois tinhamos que procurar agencias para o tour pelo salar de uyuni.

Fui direto na agencia El Disierto onde um cara no orkut tinha indicado, paguei B$560 + B$40 pelo bilhete para San Pedro do Atacama.

Quando fui pegar o Tour a mulher falou que eu iria em outro carro, já imaginei que me trocaram de agencia, mas beleza, a pior foi que nao havia mais carros, todos estavam completos e vi que a mulher voltou para agencia e fui atrás dela, comecei a brigar que queria meu dinheiro de volta se nao iria chamar a policia, tinha 2 mulheres que ficaram desesperadas e pediram para o motorista voltar para me pegar, entao deixaram a cozinheira e eu fui no seu lugar, pedi para que explicassem a situacao aos outros turistas e se eles tivessem de acordo em ir sem a cozinheira e o motorista que iria cozinhar, os turistas aceitaram e fomos.

O motorista (Gustavo) um cara legal mas pouco abria a boca, Isabelle (alema), Martin e Ursula (Suicos), Pilar (Espanhola) e 2 japonesas que nao sei nem pronunciar os nomes.

A 1ª parte do tour que era o cemiterio de trens perdi por causa das incompetentes da agencia.

Dica : Quem for vir nao se preocupe muito com as agencias é tudo igual, só os precos que sao diferentes. > Na colque tour o cara me disse que o carro sai com quantos estiverem, até 2 pessas , mas duvido !

PRIMEIRA PARADA

Comunidade que vive da extracao e a venda de sal, uma senhora muito simples explicou todo o proscesso de secagem atè o empacotamento.
Acho que a melhor guia que tive atè agora , acho que dei pouco dinheiro pela explicacao

SEGUNDA PARADA

Hotel de Sal Playa Blanca onde pernoitei no ano passado, por dentro agora tem umas esculturas feitas de sal muito bonitas

TERCEIRA PARADA

Isla del Pescador, muito lindo o visual eos cactus gigantes sao fantásticos, almocamos e fomos tirar umas fotos de perspectiva, as japonesas ficaram encantadas e riam de tudo.

QUARTA PARADA

Povoado de San Juan, na mesma hospedagem que tinha ficado e o estranho que só tinha nós, creio que abriram outras no caminho.

Eu, Pilar, Martin e Ursula fomos passear pelo povoado e encontramos uma mercearia e a Ursula pagou 2 cervejas para nós, lógico que sem gelo.

Ficamos conversando sobre a situacao atual da Bolivia e a Pilar disse que era Enfermeira e Antropologa e estava na Bolivia com um Projeto para ajudar os pequenos povoados e que vinha ao país todos os anos e já a 7 anos faz este trabalho, diz como é incrivel tantas diferencas enquanto uma mulher está fazendo suas necessidades na rua logo toca seu celular, ou quanto uns passam fome e na esquina a uma internet.

Voltamos para jantar e fomos dormir.