quarta-feira, 23 de maio de 2007

Puerto Madryn - Argentina

23/05 - quarta-feira
Hoje fui no Museo de Oceanografia de Madryn P$6, não é grande coisa, conta mais a vida dos Mapuches do que das Baleias e aproveitei para comprar alguns souvenires e gravar um DVD, peguei o bus da empresa Andesmar as 14h00 que estava atrasado 30min. e ainda foi dando problema em toda a viagem, as 18h30 paramos de vez em uma pequena cidade, e tinha outro ônibus parado da mesma compania e só tinha dezessete lugares por sorte fui o 17º passageiro a mudar para o outro ônibus, “UFA” porque os outros que ficaram teriam que esperar um ônibus que iria demorar 6h00 para chegar, o ônibus que peguei era 1ª classe com acentos super confortáveis que viram camas, parecia um vôo 1ª classe com televisões de plasma, o comissário de bordo fazendo bingo para ganhar prêmios, se soubesse antes teria viajado em todos os ônibus, por causa de P$20 você viaja com um conforto fantástico. Conheci também o Ryan um americano de Oregon e estuda em Comodoro Rivadavia e estava indo para Buenos Aires encontrar com um amigo Brasileiro para assistir o jogo o Boca Junior.

22/05 - terça-feira
Peguei o ônibus P$11 as 09h30 para Puerto Pirâmide na Península Valdez, entrada no parque P$10(mercosul), estou indo por conta, pois no hostel ofereceram uma excursão que iria custar P$135 e não iria ver Ballenas e nem pingüins (MUITO CARO), cheguei e logo vi que o tempo tinha mudado e vim sem abrigo para chuva e vento, e estava um vento terrível. Fui até a costa e o mar estava muito agitado e subi o morro na costa e um cachorro muito simpático me acompanhou, na verdade ele me guiou, e de lá dava para ver toda a praia de Puerto Pirâmide, logo resolvi descer, pois o vento estava muito forte e o frio intenso, o cãozinho logo foi me guiando e ele parava em alguns pontos e ficava admirando o mar, incrível parecia que sabia sobre aquela beleza, quando estava chegando na praia começou um temporal e tive que me abrigar em uma loja e o cachorro sumiu. Acabei passando o dia na loja que fica em um posto de gasolina e o ônibus somente voltaria a Puerto Madryn as 18h00.


21/05 - segunda-feira

Encontrei a Thais de Sampa que estava indo para Bariloche e ficou muito feliz de encontrar um Brasileiro, conversamos um pouco e fui pegar um táxi a praia que poderia avistar as baleias, paguei P$40 pela corrida que fica 17km do centro em estrada de terra e areia, muito caro mas vai fazer o que ?, cheguei e não vi nada, pois também iria ser uma grande sorte avistar três baleias em um oceano gigantesco, e fui andando até o outro ponto da costa e subi a montanha e quando estava descendo do outro lado vi um esguicho, “Era Elas” ,

desci a montanha correndo e quando estava chegando apareceu um pássaro muito simpático que ficou me seguindo e parei para fotografa-lo e lhe dei um pedaço de pão, pegou e saiu correndo. As baleias estavam muito próximo da praia, mas ficaram em baixo da água , só levantavam a cabeça ou o rabo algumas vezes, depois elas começaram a se movimentar rumo a praia de Corallicho, fui acompanhando elas pela praia, subi e desci novamente a montanha e andei toda a praia com elas na mira da minha lente e comecei a subir o outro lado da costa e lá encima encontrei dois caras que tinham acabado de chegar de carro, começamos a conversar e eles me falaram que era muita sorte ter visto as baleias e que tinha cinco meses que estavam morando em Puerto Madryn, largaram tudo em Córdoba e pegaram as motos e montaram um loja e que tinham muita sorte também de estar morando em uma cidade tão maravilhosa, onde podem trabalhar e viver ! . Eles me deram uma carona para voltar e paramos em uma outra estrada na costa onde podíamos avistar as baleias, mas agora elas estavam dando saltos, incrível !.O José é um arquiteto que viajou todo o Norte e Nordeste do Brasil de carona em barcos e caminhões, falou que estava cansado da vida de arquiteto, como toda profissão trabalho, casa, trabalho e sempre no mesmo lugar, largou esta vida para morar em todos os lugares que quisesse e quando quiser, sem ter que ficar preso a coisas materiais e o Diego que trabalhava em uma empresa a seis anos e largou tudo para ir para Puerto Madryn e falavam que nunca tinham vendido motos e estão vendendo e que podem fazer qualquer coisa neste mundo, pois em cinco meses já tinham vendido mais de 175 motos, então se um dia precisarem fazer outra coisa eles podem fazer também. Me deixaram no hostel e me convidaram para jantar e tomar uma cerveja em sua casa, às 21h00 a loja fica embaixo e o apartamento encima, a casa uma bagunça, os colchões no chão e só o escritório era arrumado como qualquer casa que mora só homens, compramos cerveja e eles começaram a fazer um assado, purê, salada e enquanto faziam conversávamos bastante sobre os problemas da América do Sul, e trocamos muitas idéias sobre o conceito de desprendimento da vida social e material comum e concordamos que vale apena mudar o conceito de apego das coisas materiais e viver de verdade, pois a sociedade nos impõem coisas e inventam coisas para suprir essas necessidades e é um consumismo louco que te coloca em um mundo de ilusões e o verdadeiro “VIVER” fica para poucos. Acabei saindo de lá as 02h00 da madrugada, foi muito bacana esse intercambio de informações e idéias , não tem preço !, ainda mais com dois caras esclarecidos, descolados e muito inteligentes. Espero encontra-los em algum lugar desse mundo. Haribol Amigos !!!!!!!!


20/05 – domingo
Cheguei a Comodoro Rivadavia as 05h10 e estava programada chegar as 05h50 e agora tenho que aguardar até as 07h00 para pegar o ônibus para Puerto Madryn, a rodoviária é pequena e cheio de pessoas dormindo nos bancos, acho que eles dormem aqui todos os dias, pois da outra vez que passei aqui estava igual e parece as mesmas pessoas. Aqui na Argentina apesar de ter muito turista ainda falta muita estrutura para recebe-los, pois Comodoro Rivadavia e Rio Gallegos são passagens obrigatórias para todos que descem ou sobem a patagônia Argentina. Agora que estou escrevendo tem um bêbado resmungando e ninguém dá atenção para o coitado, também são 06h30 e todos estão cansados da viagem ou com sono e ninguém tem paciência para escutar um bêbado, e agora o cara veio me dar a mão e disso “Muito Gusto” e foi embora.

Às 07h00 peguei o bus para Puerto Madryn e cheguei as 13h00 e já pass
ei na oficina de informações que fica dentro da rodoviária para pegar o mapa e dicas do que fazer nesta época do ano, e a Tica me informou que tinha chegado na costa as três primeiras baleias francas do ano e os outros animais estavam em férias, pois a melhor época é setembro e outubro. Fui para hostel El Galicho que custa P$24 e aproveitei a tarde para visitar o Museu de Palenteologia em Trelew que fica a 30min P$6,50 e o museu P$15 que é muito legal com replicas perfeitas dos dinossauros e muitos fosseis. Na volta passei em um Pub que chama-se Mr.Jones que tem cerveja do mundo todo e é restaurante.



19/05 – sábado

Peguei o ônibus as 05h30, mas tive que chegar na oficina da empresa as 05h00, então acordei bem cedo a mochila já estava no andar debaixo e sai bem rápido para não acordar ninguém, mas acho que ninguém dormiu bem, pois o francês ainda roncava e durante anoite todos acordaram varias vezes. As 09h00 trocamos de ônibus em Rio Grande e atravessamos o Estreito de Magalhães e duas vezes a fronteira, quer dizer quatro paradas na imigração e ainda na imigração Chilena me confiscaram uma pêra e uma maça que levava para meu lanche, pois a viagem ia durar 24h00 até Comodoro Rivadavia, em Rio Gallegos trocamos novamente de ônibus isto era por volta das 20h00, no ônibus passava um DVD muito bom de uma banda Chilena que se chama LaLey, é uma Banda muito boa mesmo, quando chegar a Buenos Aires vou comprar o DVD acústico.


Nenhum comentário: