sexta-feira, 31 de outubro de 2008

SUCRE - 8

Hoje a aula foi bem legal, pois era o ultimo dia de aula para mim e acabamos conversando muito.

Quando voltei o Joan o espanhol que esta morando no hostal me convidou para uma festa do instituto onde trabalha o IPTK de onde é voluntario, será uma festa para Virgem de Guadalupe, opa festa regional e religiosa, para ver os costumes será muito bacana.

As 16h30 encontrei com ele e fomos em cima da cacamba de um 4x4 até o lugar, era uma instituicao para criancas do bairro e tinha um pequeno salao.

Comecou com uma missa rezada pelo padre da comunidade, depois comecou o som rolar. Daqui apouco comecaram a servir caipirinha de velho barreiro, eu nao estava bebendo fazia uns 6 meses e fui ver na cozinha o que tinha, tinha uns barris cheio de caipirinha, chincha (bebida regional feita com cevada e alcoolica) e uns licores e muita cerveja, acho que cada barril tinha uns 100 litros, aqueles barris de petroleo e oleo. Bom ja que ta no fogo e para se queimar ! .

O Ramiro que estava dando a festa e ele que servia e fazia todos tomar de um só gole, e falava que na Bolivia é assim, a ceco !.

Só sei que deu algumas horas da festa ja tava todo mundo loko, o Joan já estava dancando musica boliviana e Eu so queria olhar e ver como era, mas nao teve jeito, uma tica me tirou para dancar, ai misturou forro, musica boliviana, samba, foi uma mescla.

Daqui apouco chegou uma bandinha, igual aquela que tem nas cidades do interior para tocar as musicas regionais, muito legal que eles gostem de conservar as tradicoes, depois veio o prato de comida tipica o MONDONGO umas carnes de cabrito e com um tipo de comida feita de milho em uma tigela de barro super apimentado, mas muito gostoso.

Conhecei o Pablo que é Brasileiro e filho de Boliviano, cara gente boa que da aula de teatro para quatro escolas do instituto.

Daqui apouco veio o Ramiro e sua esposa com umas bandeijas com 1 frango assado em cada e dao para outro casal, aquilo queria dizer e estavam passando o direito da festa para o outro casal tb, isso queria dizer que tinhamos 2 casais de anfitrioes e tinha mais 2 pessoas para ficar servindo a bebida e deixando todo mundo loko, tinha que ver as minas virando os copos, o povo daqui gosta de uma festa e gosta de beber muito.

Quando eram 2h30 da manha o Joan quiz ir embora os dois ja estavamos balaozao, e quando estava saindo uma tica bonitona e toda cheirosa, nao sei de onde saiu me parou e pediu para que nao fosse , ai complicou minha situacao, kkk ...

Eu fiquei explicando que nao podia pois tinha vindo com meu amigo Joan e teria que voltar com ele, mas ela ficou nao fica, fica ... e quando estavamos perto do portao, já sabem o que aconteceu, o Joan estava com mais 3 minas que iam conosco e voltou para me chamar ai ele viu a situacao e foi embora sem me avisar.

Derrepente sai duas mulheres sei la de onde, e puxa a tica para dentro, quando fui na rua o Joan já tinha ido com as minas embora. imagina Eu em um suburbio boliviano onde dizem que é perigoso e onde nao passa nem aviao.

Daqui apouco aparece a Tica, ficamos conversando por 30 min. e ela bebendo, ela comecou a passar mal e tive que leva-la novamente para dentro paras as mulheres ficarem cuidando dela.

Umas minas que trabalham com o Joan no IPTK falaram para nao me preocupar que me levariam ao Hostal, mas as minas nao paravam de beber e dancar.

Sei que cheguei no Hostal prox. das 05h00 da manha, pessei eu to ferrado, amanha para levantar vai ser foda, vai ser aquela dor de cabeca com tanta mistura.

A Tica só sei que é farmaceutica e tem uma farmacia na cidade, o nome nem imagino !
As farmaceuticas estao me perseguinto aqui, kkk.

Foi muito legal os Bolvianos me receberem de bracos abertos na festa, todos vinham conversar comigo, o Ramiro que fez a festa toda hora que me via falava Ricardo nao vai embora ehh..., foi muito bacana conhecer seus custumes e saber que os bolivianos gostam muito de festa e logico muito bebida, e agradecer o Joan (espanhol) que me chamou para ir, Valeu Mesmo ! Muchas Gracias !

Nenhum comentário: