sábado, 22 de novembro de 2008

Isla del Sol - Copacabana

Acordei às 07h00, tinha uns gringos tomando café da manha e fuiver o que tinha, pedi um americano B$ 12 veio uma salada de frutas e um suco de laranja, depois veio ovos mexidos e café com leite, pao, geleira e margarina, Uhauuu isso que é café da manha ! e ainda comendo de frete ao Lago Titicaca.

Logo após o café peguei a trilha que leva ao lado Sul da ilha, o caminho é cansativo pela algura e logo encontro muitas pessoas levando os bichos para pastar , sao vacas, ovelhas, burros e outros, como pastores ha muitas criancas que sempre vao até os turistas pedir caramelos, chocolates e galletas, entao quem vir para Isla del Sol nao esquecer de trazer doces e se puder brinquedos pelo que vi a situacao das familias é precári, nao falta comida, mas as criancas vivem em uma situacao horrivel, e quando as criancas que muitas trabalham recebem uma bolacha ficam tao alegres, imaginem um brinquedo.

Quando estava chegando um senhor me chamou e perguntou sobre meu ticket e mostrei um que tinha comprado no Museu do Oro (norte) por B$10, mas era outro, agora para o lado Sul da ilha B$ 5, e depois fui ao Templo Inca B$5 , quer dizer que a Ilha tem 3 povoados e cada povoado cobra o seu.

A lingua oficial da ilha é o Aymara, muitas criancas tb pergunta se nao quer tirar fotos e cobram por isso.

Fiquei aguardando o barco que já tinha pago e saia as 15h30, derrepente uma porcao de garotas e sua professora comecaram a puxar assunto, todas muito simpaticas e demos muitas risadas e falavam que eram alunas de Cochabamba e vieram conhecer a Isla del Sol e a Isla de La Luna, diseram que na Isla de la Luna ai o Templo de la Virgem que as mulheres que passarem voltam a ser virgens novamente e eu disso que poderia ter varios espalhados pelo mundo e demos muitas risadas, tinha uma mais atirada que estava dando encima na cara larga, me fazia que nao estava entendendo pois a tica tinha uns 15 anos e vi que um cara que estava com elas nao estava gostando muito da conversa, acho que era o marido da professora, logo o barqueiro chamou e elas se foram.

O barco saiu as 15h30 e chagamos 17h30, quando estava passando na frente da catedral tinha 3 carros todos decorados com flores e o padre benzendo os carros, fiqui falando com o senhor que incensava e tirei fotos das familias como o carro e logo após comecaram a beber , na frente do carro tinha 3 caixas de cerveja, parecia aquelas festas mexicanas que mostram os filmes e do outro lado da praca tinha 2 garotos cantando HipHop no palco.

Tomei um banho e vi que ia ter missa, entro na igreja e comeca a entrar um monte de gente, a catedral ficou lotada, é muito bonito ver a igreja cheia de fieis, dá uma vibracao diferente, e lógico para sentar do lado de um gringo é dificil. A missa foi muito bonita.

Nenhum comentário: